Conselhos profissionais da área da saúde: qual o papel deles na sociedade?

Se você acompanha nosso blog há mais tempo, já deve saber que o papel dos conselhos profissionais é zelar pela segurança da população protegendo dos maus profissionais. É evidente que todos os conselhos têm seu papel, mas quando se trata de conselhos profissionais da área da saúde a responsabilidade tende a ser ainda maior, já que o foco de atuação é o bem mais precioso: a vida das pessoas.

 

Profissionais da área da saúde podem trabalhar tanto em ambientes públicos quanto privados. Sendo assim, podem estar ligados diretamente ao governo ou não. Quando trabalham em clínicas ou hospitais particulares, por exemplo, não estão financeiramente vinculados a nenhum órgão público, mas isso não quer dizer que possam ter suas próprias regras. Cabe, portanto, aos conselhos profissionais da área da saúde zelar pela manutenção da ética profissional e da atenção ao ser humano.

 

Acontece que, com a evolução da ciência, muitas mudanças acontecem com frequência na área da saúde. Questões éticas são levantadas a todo momento e cabe aos conselhos posicionarem-se a todo momento. Os membros do conselho precisam estar atualizados e atentos à questão humana para tomarem as decisões corretas, já que no futuro qualquer decisão equivocada poderá afetar a todos.

 

Questões polêmicas também surgem a cada suspeita de erro que causa dano à vida e cabe aos conselhos da área da saúde investigarem a ética dos profissionais caso a caso. Tais investigações e futuros julgamentos são de extrema importância para ambos os lados da polêmica já que, no caso de um possível erro médico, de um lado a família lesada pede explicações, mas de outro a carreira de um profissional está em jogo, e ele pode ser inocente. O posicionamento do conselho pesará muito em futuras decisões judiciais, por isso a isenção deve ser completa na emissão de relatórios de investigação.
Sendo assim, todos os conselhos são de extrema importância para a sociedade, mas os da área da saúde assumem um papel mais delicado e têm mais apelo público por estarem sempre em foco nos casos de escândalos médicos, por exemplo. A gestão desses conselhos deve ser criteriosa, já que erros têm consequências graves e a população espera deles respostas rápidas e precisas.

 

Crédito de imagem: DarkoStojanovic/CC

Tags: conselhos, profissionais

conselhos

As 10 frases mágicas de atendimento ao cliente

Princípios de atendimento ao cliente são bons, mas você precisa colocar esses princípios em...

Read more

conselhos presença

[WHITE PAPER] Presença online: 8 dicas para seu conselho ser mais ativo na internet

Ter presença online não significa apenas estar na internet, mas ser ativo, relevante, influenciador,...

Read more

conselhos profissionais

Conselhos profissionais da área da saúde: qual o papel deles na sociedade?

Se você acompanha nosso blog há mais tempo, já deve saber que o papel dos conselhos profissionais...

Read more